100 anos de História
· O inicio do movimento pentecostal foi no ano de 1906 em Los Angeles, nos Estados Unidos, na conhecida Rua Azuza, onde houve um grande avivamento com a manifestação do Espirito, entre elas, "batismo com o Espírito Santo" evidenciado pelo falar em línguas estranhas, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos.
Contagiados por esta doutrina, os jovens missionários suecos residentes nos Estados Unidos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam como missão pregar o evangelho em uma terra distante e desconhecida, chamada Pará. Foi então que partiram rumo a Belém, onde desembarcaram no dia 19 de novembro de 1910.
· O casal Henrique e Celina Albuquerque ofereceram a sala de sua casa, na Rua Siqueira Mendes, para o início de uma das maiores obras pentecostais do último século. Assim, no dia 18 de junho de 1911, surgiu uma nova igreja, inicialmente chamada Missão da Fé Apostólica. Somente após sete anos de sua fundação, recebeu a o nome de Assembleia de Deus.
· Em 8 de novembro de 1914, os membros passaram a se reunir em seu primeiro templo, situado na Travessa Nove de Janeiro. Ali ficaram até 30 de outubro de 1926, quando o pastor Samuel Nyström transferiu a sede da igreja para a Travessa 14 de Março, antigo nº 759. Nesse mesmo local, o pastor Firmino Gouveia inaugurou o atual Templo Central da Assembleia de Deus em Belém no dia 23 de abril de 1988.
· Paralelamente à obra desenvolvida em Belém, a igreja caminhava a passos largos para a sua expansão, com cultos públicos em vários lugares, orações pelos enfermos e batismos com o Espírito Santo. A ilha do Marajó, onde os missionários estiveram apenas um mês após o desembarque em Belém, transformou-se em um dos mais ricos berços do movimento Pentecostal Brasileiro.
· Começando pelos municípios arredores, o evangelho pentecostal espalhou-se por todo o Estado do Pará. Assim, enquanto Gunnar Vingren cuidava da igreja em Belém, Daniel Berg e um grupo que se formava saiu espalhando a mensagem por outros lugares.
· O crescimento fenomenal da Assembleia de Deus está ligado diretamente ao trabalho dos leigos. Desde o início, a igreja valorizou o trabalho dos membros. Isso levou a mensagem pentecostal para os lares, praças e ruas e fez a igreja entrar nas prisões, hospitais e prédios públicos. Cada fiel da igreja tornou-se um evangelista. Não demorou muito para alguns desses homens e mulheres cruzassem as fronteiras do Pará.
· Os resultados deram à igreja pentecostal a dimensão que hoje vemos. O rápido crescimento exigiu novos líderes e norteou a
expansão da nova igreja.
· No ano de 1942, o irmão Benedito Damião da Silva, vindo de Passos, Minas Gerais passa a realizar cultos em sua residência na Vila Castelinho. Dois anos depois, no dia 12 de março de 1944, a igreja recebe o apoio da Assembleia de Deus em Ribeirão Preto. Anos mais tarde, em 10 de fevereiro de 1985, assume o trabalho o pastor Edson de Oliveira. Hoje, com 81 anos, continua a pregar a Palavra do Senhor e a auxiliar os novos obreiros de Franca. Em 2011 a AD local comemora 79 anos na cidade.
· Assim como em Franca, a cada ano, a Assembleia de Deus no Brasil, comemora sua existência com grande festa. Algumas festas foram marcantes, como o Jubileu de Ouro, em 1961, quando a igreja comemorou meio século de existência.
· Na ocasião, estiveram presentes o missionário fundador Daniel Berg e o missionário Ivar Vingren, filho do missionário Gunnar Vingren, já falecido na época. A festa do Jubileu não foi apenas local. Em diversas cidades brasileiras, essa data histórica foi igualmente festejada. Nesse período, os pentecostais brasileiros eram estimados em cerca de um milhão de pessoas.
· Já em 2001, a igreja celebrou seus 90 anos de bem sucedida história. As comemorações oficiais começaram com uma marcha (com aproximadamente 100 mil pessoas) pela cidade de Belém e hoje, 2011, a Assembléia de Deus é a maior denominação pentecostal do mundo com aproximadamente 52,5 milhões de membros. O Brasil é país com o maior número de membros com 8,4 milhões e mais de 5 milhões de templos distribuídos entre os Estados brasileiros.
· Os cultos das Assembléias de Deus se caracterizam por orações, cânticos, testemunhos e pregações, em que muitas vezes ocorrem manifestações dos chamados dons espirituais, como profecias e o culto em línguas.
· A Assembléia de Deus - a exemplo de toda entidade que cresce e conquista espaços no emaranhado da organização social - sofre críticas, tanto por parte de outras denominações religiosas quanto por setores não-religiosos da sociedade civil. No entanto, não retrocede, mas segue em frente pregando a palavra do Senhor a todos quantos o Senhor mandar.
· 2011 é o ano de muitas comemorações. A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil, faz seu centenário com festas em todo o país. Sendo palco das mais ricas bênçãos de Deus.
· No domingo, dia 5 de junho, aconteceu em todos os templos da AD o culto da Centésima Ovelha, com o alvo de trazer novamente ao convívio dos santos, aquelas pessoas que haviam se afastado da Fe.
· Outra cerimônia que marcou o centenário das Assembleias de Deus no Brasil foi o batismo em Águas, em que mais de 100 mil novos convertidos confessaram publicamente sua Fe em Jesus Cristo, como Filho de Deus.
· Em Franca, foram batizadas mais de 200 pessoas. Outras atividades serão realizadas ate o fim do mês de JUNHO, entre elas, a Santa Ceia, que serão celebradas em todas as igrejas Assembleias de Deus em Franca, as 9hs da manha e a noite, 19hs grande culto de Ação de Graças pelos 100 anos da igreja.
Mais de 42 igrejas da AD em Franca participam do Centenário, sob a liderança do pastor-presidente, Edson Oliveira.
meu DEUS como estou orgulhosa..de td que vi nesse blog..tá lindo ver nossa igreja...
ResponderExcluiressa igreja tão abençoada que eu tanto amo....